PROJETO, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO ELÉTRICA

Residencial | Predial | Comercial

Eletricistas em Mogi das Cruzes/SP

(11) 4721-8094 | (11) 97388-6528

Sistema de Aterramento Elétrico - Residencial, Predial, Comercial. Eletricista em Mogi das Cruzes/SP e Região. Atendimento Emergencial ou Agendado.

a importância do sistema de aterramento elétrico

Sistema de Aterramento Elétrico - Residencial, Predial, Comercial. Eletricista em Mogi das Cruzes/SP e Região. Atendimento Emergencial ou Agendado.

Instalações e manutenções elétricas executadas conforme as normas técnicas da ABNT - NBR 5410 e NR 10. Visando sempre proporcionar segurança para você, tua família e teu patrimônio.

O que é aterramento elétrico?

A importância do fio terra

Muita gente já ouviu falar, mas pouca gente sabe a real importância do aterramento na instalação da rede elétrica, um aterramento elétrico descreve um fio ligado diretamente à terra. O fio de aterramento é geralmente colocado no corpo dos equipamentos de metal. A finalidade do fio é desviar o excesso de corrente elétrica do equipamento, evitando sobrecargas.

Caso haja uma fuga de corrente elétrica através do aterramento elétrico, o circuito é interrompido e o aparelho não receberá mais energia. No entanto, se o aterramento não estiver devidamente instalado no próprio solo, a energia elétrica continua fluindo no circuito e pode causar um incêndio e explosão. Os equipamentos que funcionam com energia elétrica geralmente são fabricados com um condutor de aterramento conectado permanentemente.

Segurança contra choque elétrico

O corpo humano é capaz de conduzir eletricidade. Por isso, se uma pessoa encosta em um equipamento elétrico, está sujeita a levar um choque que nada mais é do que uma sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo. Sendo assim, qualquer dispositivo de segurança contra choques, como para-raio e fio terra, tem como objetivo desviar os elétrons dos corpos das pessoas para terra.

Cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. Se por acaso houver um "fio terra", essa circulação evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, preferindo a terra. Isso faz com que os riscos de choques elétricos seja drasticamente reduzidos, configurando-se um dispositivo de segurança.

Funcionamento do fio terra

Basicamente, o "fio terra" funciona como condutor, conectando à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência. Dizemos que os dispositivos, então, estão "aterrados". O aterramento tem como objetivo: manter os potenciais produzidos pelas correntes de falta dentro de limites de segurança; fazer com que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra; proporcionar um caminho de escoamento de descargas atmosféricas para a terra; escoar as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos. Por isso, o "fio terra" deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa. Atualmente, é um item de segurança obrigatório.

Qualquer circuito elétrico que tenha sido bem projetado tem um sistema de aterramento. Quando adequadamente projetado e instalado, ele minimiza os efeitos destrutivos das descargas elétricas e eletrostáticas em equipamentos comuns no nosso dia a dia, que utilizam energia elétrica. Sem contar que, como vimos anteriormente, previnem choques. Por isso mesmo, as tomadas são dotadas de três pinos: dos quais dois são de fases e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra.

Vale lembrar que nem todos os equipamentos elétricos necessitam de um "fio terra". Alguns já possuem isolamento nas carcaças, não colocando os usuários em risco. Porém, é preciso manter as instalações elétricas seguras tendo sempre o pino de aterramento disponibilizado em todas as tomadas da sua residência.

Regiões de Atendimento