PROJETO, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO ELÉTRICA

Residencial | Predial | Comercial

Eletricistas em Mogi das Cruzes/SP

(11) 4721-8094 | (11) 97388-6528 whats

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SEGURAS

Algumas dicas de Segurança em Instalações Elétricas

Projeto Elétrico

Projetos devem ser realizados, sempre (inclusive reformas e manutenções), por profissional habilitado. Dessa forma, com base no dimensionamento da carga elétrica em questão haverá a correta especificação da seção nominal "bitola" dos condutores, da quantidade de circuitos (tomadas e pontos de luz) necessários, da capacidade dos disjuntores, entre outros itens relevantes.

Um projeto elétrico adequado às necessidades do imóvel deve obedecer rigorosamente as exigências estabelecidos pela Norma Técnica Brasileira da ABNT a NBR 5410 , que se trata de Instalações Elétricas em Baixa Tensão. Esta norma que orienta sobre os princípios fundamentais para a concepção de um projeto de instalação elétrica.

Sistema de Proteção

Instalações seguras incluem: sistemas de aterramento (“fio terra”), tomadas com contato de aterramento; (DR) dispositivo diferencial residual; (DPS) dispositivos de protetores contra surtos; cabos elétricos retardantes de chama; e eletrodutos normalizados. Produtos que oferecem nível mais elevado de segurança e evitam o desperdício de energia elétrica.

Emendas dos Condutores e Conexões

O cuidado com as emendas dos condutores elétricos e suas conexões é fundamental, tanto para a durabilidade da instalação quanto para não haver aquecimento e perda elétrica.

Circuitos Elétricos

É preciso prever circuitos de iluminação separados dos circuitos de tomadas de uso geral e circuitos independentes exclusivos para cada equipamento com corrente nominal acima de 10A (ampères), como chuveiros, torneiras elétricas e máquinas de lavar louça, dentre outros...

Pequenos Reparos Elétricos

Negligência ou manutenção inadequada podem representar risco à sua segurança. Quem trabalha com eletricidade deve saber identificar os perigos inerentes a cada serviço. Por isso, é imprescindível contar com um profissional da área, mesmo em casos de pequenos reparos.